Uma viagem para conhecer o consumidor

Depois de um passeio pelas principais teorias do comportamento, o professor Leandro Tonetto conduziu os alunos do Click! Planning – no último sábado –  a um novo destino: o Mercado Público de Porto Alegre. Em meio a um cheirinho de peixe, ervas de todos os tipos, disco do Radiohead por 15,90 e santos de nomes esquisitos – a turma conheceu os hábitos de consumo dos frequentadores do local.

click planning no mercado público

Leandro Tonetto com os alunos do Click! Planning no Mercado Público

Durante a viagem, conversei com o professor Tonetto. Doutor em psicologia,  ele gosta de entender “como funciona a cabeça das pessoas”. Começou a carreira no Manicômio Judiciário da Capital e logo cansou da vida de consultório. Hoje é referência quando o assunto é Comportamento do Consumidor. E foi este o foco da aula.

- O que as pessoas compram lá? Como elas estão vestidas? Elas estão acompanhadas? – provoca Tonetto.

Recepcionados por uma grande carga de carne bovida, os alunos saíram em duplas em busca das respostas do professor. Logo começaram a surgir as primeiras observações.

- Olha lá duas mulheres fazendo compras com sacolas da Renner nos braços. Assim dá para perceber outra via de consumo aqui dentro – observa Luíza Pereira.

O passeio também serviu para quebrar preconceitos. Afinal, o olhar para conhecer o consumidor deve ser lançado sem nenhuma espécie de filtro.

- Eu tinha uma visão errada sobre os consumidores destas lojas de artigos espirituais. Achei que as pessoas tinham um pouco de vergonha de frequentá-las, mas acabei de ver uma mulher bem vestida comprando um monte de velas – conta Marcelle Santos.

Com pausa para conhecer alguns produtos do mercado – como o delicioso sorvete da foto acima – o pessoal retornou à ESPM. Lá, os dados coletados foram apresentados e discutidos.

click planning no mercado público

Gostou? Compartilhe: