Inspiração pin up: impossível enjoar

Hoje, a moda vive de resgate e reinvenção, mas essa receita só dá certo quando a inovação e a criatividade não são negligenciadas. Tendências de décadas passadas já ressucitaram e morreram dezenas de vezes. Agora, o vale tudo inclui o xadrez grunge dos anos 1990, o exageiro fluorescente (que fez muitos os olhos arderem no ano passado) dos anos 1980, o colorido boca-de-sino dos anos 1970, o minimalismo dos anos 1960, o clássico elegante dos anos 1950 e, juramos, por aí vai. Entre tantas coleções com ar vintage, as pin ups, símbolo da mulher bombshell poderosa e inocente, nunca saíram de evidência. Por sorte, costumam vir acompanhadas de alguma novidade.

Foi o caso da Dior, que exibiu hoje – e de cabeça erguida! – a última coleção do seu ex-estilista polemicamente demitido John Galliano. O ensaio com a modelo Karlie Kloss remete ao estilo, mas não fica no marasmo, misturando características retrô com elementos contemporâneos.

Outras grandes marcas deram vida recentemente a verdadeiras pin ups modernas. A Miu Miu, com a coleção Resort, e a Atelier Versace, segmento da marca italiana onde só entram vestidos dignos de red carpet.

Para encerrar, uma homenagem a alguns dos grandes (ou nossos preferidos) desenhistas de pin ups, os verdadeiros responsáveis por todo o encantamento:

Peter Driben

Rolf Amstrong

E, finalmente, Gil Elvgren

Vale lembrar que um dos cursos da Escola de Criação é o Criação de Campanhas de Moda, que tem início no dia 7 de maio e está com as inscrições abertas. Mais informações pelo telefone (51) 3218.1400 ou pelo e-mail centralinfo.rs@espm.br.

Gostou? Compartilhe: