Moda e modismos

victim_large


* Por Zico Farina, redator da DM9 e professor da Escola de Criação

Toda semana aqui na DM9 temos o Campus 9. Durante umas boas horas da manhã a agência discute um tema de importância para todos que trabalham aqui e que tem a ver com o negócio dos nossos clientes, direta ou indiretamente.

No mês de maio o assunto foi moda. Foram quase uma dezena de palestrantes, gente do peso da Glória Kalil passando pelo humor fino do Bruno Astuto.
As palestras acontecem durante o horário do expediente, porque Sérgio Valente acredita que isso é trabalho. E trabalho é no horário de trabalho.

Entre os grandes aprendizados vimos que moda vai muito além dos trapinhos que escolhemos pra cobrir o corpo, os adereços e acessórios que curtimos e sapatos que as mulheres se matam para ter. Moda é mais que moda. É um sistema de renovação permanente. Um sistema de renovação permanente responsável pelo giro do mundo capitalista.

É do modelo em que o nosso negócio está inserido se renovar, mudar constantemente e inovar. Moda passa a ser a representação máxima de mudança contínua. Isso vale para as pessoas e para todas as profissões. Se você não quiser mudar, o mundo se encarrega de fazer isso por você. A moda não renova apenas guarda-roupas, renova cabeças.

Um exemplo disso foi a procura de uma associação de produtores de objetos de metal, gente que produzia talhares e se orgulhava que o seu produto durava uma vida inteira, era eterno. Se tratando de moda isso é uma tragédia, e não uma qualidade. O que não tem urgência pode esperar na fila de consumo. E se esperar muito vai acabar sendo esquecido.

Moda nada tem a ver com estilo. Moda é produzir e ofertar. Estilo é escolher.
Escolher aquilo que tem a ver com você.

Tanto a indústria da moda quanto a indústria da comunicação vivem de criar esses movimentos efêmeros. Vivem de provocar e mostrar que a criatividade nada mais é que uma ferramenta pra fazer a vida ficar menos chata, óbvia e sem brilho.

No mundo, a inovação nunca saiu de moda.

Gostou? Compartilhe: